Resenha: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Livro: A Menina que Roubava Livros
Autor(a): Markus Zusak
Editora:  Intrínseca
Páginas: 480
Ano: 2010
Sinopse: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.


“Às vezes, quando a vida te rouba, 
você tem que roubar de volta.


Depois de terminar a leitura de A Menina que Roubava Livros, a pergunta que mais me faço é a seguinte: “Porque não li esse livro antes?”. A história ambientada na Alemanha nazista, durante a II Guerra Mundial, conta uma parte da trajetória de vida de Liesel Meminger, de 1939 a 1943, por uma narradora um pouco diferente, a Morte. Após encontrar-se inúmeras vezes com Liesel, a morte afeiçoa-se à menina, e se a roubadora de livros conseguiu impressioná-la a ponto de fazê-la contar a sua história, é claro que ela impressionaria a nós! De início pode parecer um pouco estranho à narrativa através da Morte, que é um tanto simpática e reflexiva sobre a vida e os humanos, mas no final faz o todo o sentido. 

Liesel está sendo enviada junto ao seu irmão, pela mãe, a uma pobre cidade alemã onde será adotada por um casal. No caminho, tem seu primeiro encontro com a Morte e o seu primeiro furto de livros. Seu irmão morre no meio do caminho e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. “O Manual do Coveiro” é o primeiro de muitos que ela virá a roubar ao longo dos anos. Assombrada por pesadelos, ela encontra conforto em seu novo pai adotivo. Hans Hubermann, um pintor de parede tocador de acordeão, que a ensina a ler. Sendo criada por ele e por Rosa, uma madrasta casca grossa, mas de bom coração, aos poucos Liesel cria amor por eles, e fascinação pelas palavras. Em um tempo onde livros são queimados, a menina os rouba pra ler, ou passa horas na biblioteca da mulher do prefeito, pra quem sua mãe trabalhava.


“Quando viesse a escrever a sua história, ela se perguntaria exatamente quando os livros e as palavras haviam começado a significar não apenas alguma coisa, mas tudo.”

A vida da garota segue no meio de uma realidade onde Hitler é cultuado pelas pessoas a cada esquina. Ela faz amizade com um menino de cabelos cor de limões, que vem a ser seu maior companheiro nas horas de furto, ajuda o pai a esconder um judeu no porão, que vem a ser um grande amigo seu, que lhe escreve livros contando sua parte em toda aquela história e que a faz questionar a realidade ao seu redor, lhe dando outra visão do mundo. E é então que Liesel, aos poucos, passa a entender a importância e o peso das palavras naquela época. Ao longo dos anos ela ainda tem vários encontros com a Morte, que a observa com fascinação no meio de sua infância perdida, mas que impressionada acompanha a sobrevivência da menina que acabou sendo salva pelas palavras. 

“(...) Estive novamente em sua biblioteca e destruí́ um de seus livros. É que eu estava com tanta raiva e tanto medo, que quis matar as palavras. Eu a roubei e agora destruí sua propriedade. Desculpe-me. Para me castigar, acho que vou parar de vir aqui. Ou será́ que isso é mesmo um castigo? Adoro este lugar e o odeio, porque ele é cheio de palavras.”

Sem dúvidas, uma das melhores coisas do livro é narrativa direta, e muitas vezes até divertida, através dos “olhos” da Morte, que nos faz refletir junto com ela, tentando entender tamanha a crueldade do ser humano; e do quanto uma coisa pode ser duas ao mesmo tempo, como alguns humanos podem ser tão bons e outros tão cruéis. É um livro que cativa o leitor do começo ao fim, mas é o tipo de leitura que você faz aos poucos, saboreando cada palavra, cada detalhe contado sobre a infância da roubadora de livros. Eu li em muitos dias, porque a história em si é um pouco devagar. A principio somos apresentados aos moradores da Rua Himmel, e os acontecimentos não são tão surpreendentes, já que o próprio autor incluía alguns spoilers de futuros acontecimentos no meio da narrativa, mas o que marca em A Menina que roubava livros são os personagens e o que cada um transmite pra você durante a leitura. Você cria laços e aprecia os momentos bonitos que foram retratados durante a história. 

“Odiei as palavras e as amei, 
e espero tê-las usado direito.”

Sofri a cada perda da protagonista durante sua história, senti o sofrimento através do Judeu Max e sua fúria direcionada ao Füher, e pela primeira vez, tive uma visão através de alemãs que não foram encantados e manipulados pelas palavras de Hitler, e um desses foi Hans, um personagem que me encantou desde o início com o tamanho do seu coração e da sua bondade. E o livro ainda conseguiu me tirar bons sorrisos ao ver tamanha a felicidade de Liesel ao roubar um novo livro, e foi um prazer acompanhar a menina aprender amar, odiar e compartilhar as palavras. Nas últimas páginas foi impossível conter as lágrimas, apesar de não ter sido uma grande surpresa o que aconteceu, mas a história da Menina que roubava livros, os seus atos, são tão bonitos que é impossível não encantar e emocionar o leitor. Uma leitura que todo mundo deveria fazer um dia! 

“Tive vontade de dizer muitas coisas à roubadora de livros, sobre a beleza e a brutalidade. Mas que poderia dizer-lhe que ela já não soubesse? Tive vontade de lhe explicar que constantemente superestimo e subestimo a raça humana - que raras vezes simplesmente a estimo. Tive vontade de lhe perguntar como uma mesma coisa podia ser tão medonha e tão gloriosa, e ter palavras e histórias tão amaldiçoadas e tão brilhantes. 
Nenhuma dessas coisas, porém, saiu de minha boca. 
Tudo o que pude fazer foi virar-me para Liesel Meminger e lhe dizer a única verdade que realmente sei. Eu disse à menina que roubava livros e digo a você agora.

*UMA ÚLTIMA NOTA DE SUA NARRADORA*

Os seres humanos me assombram.”


Um comentário:

  1. Did you hear there is a 12 word sentence you can communicate to your man... that will induce intense feelings of love and instinctual attractiveness to you deep within his chest?

    That's because deep inside these 12 words is a "secret signal" that triggers a man's impulse to love, please and guard you with all his heart...

    =====> 12 Words Who Trigger A Man's Love Response

    This impulse is so hardwired into a man's brain that it will make him work better than before to to be the best lover he can be.

    Matter-of-fact, triggering this all-powerful impulse is so important to getting the best possible relationship with your man that once you send your man one of the "Secret Signals"...

    ...You will immediately find him expose his heart and soul to you in a way he never experienced before and he will perceive you as the only woman in the galaxy who has ever truly understood him.

    ResponderExcluir