Resenha: Voos e Sinos e Misteriosos Destinos (Emma Trevayne)


Livro: Voos e Sinos e Misteriosos Destinos
Autora: Emma Trevayne
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 306
Sinopse: Nesta fábula moderna, com gosto das aventuras clássicas que encantam os jovens leitores há tantos anos, conhecemos a história de Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado.Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora - uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre - buscava: um filho de carne e osso.Jack logo descobre que aquele lugar era extremamente perigoso, e que voltar para casa não seria tão fácil quanto tinha sido chegar até ali...

Voos e sinos e misteriosos destinos foi uma leitura muito agradável. O livro é um steampunk, onde encontramos uma Inglaterra do século XIX, muitas engrenagens, mistérios e personagens extremamente carismáticos. 

Jack Foster acha sua vida muito tediosa. Seus pais sempre estão muito ocupados com negócios e jantares da alta sociedade, e deixam o menino de lado, inclusive o colocando em um colégio interno. Um dia Jack vê Lorcan, um mágico que passou a frequentar sua casa, entrando por uma porta mágica na torre do relógio em Londres e resolve segui-lo; afinal, o que o menino mais queria no mundo era ter grandes aventuras. Ao atravessar a porta mágica, Jack se vê em uma cidade muito parecida com a sua, porém muito diferente: indústrias funcionam a todo vapor, barulhos de engrenagem por todos os lados, neblina cobrindo o céu da cidade e pessoas com peças mecânicas compondo seus corpos. Assim que chega à Londinium, Jack faz amizade com Beth, uma boneca de cordas, e o Dr. Cataplasma, que lhe dá abrigo. Com o tempo o menino percebe que ele se destaca naquele lugar, pois é o único que é feito inteiramente de carne e osso, e descobrirá que é isso que a Senhora, a governanta da cidade, procura: seu maior desejo é ter um filho sem partes mecanizadas. A princípio Londinium parece o lugar dos sonhos para o protagonista, mas ao longo da trama seu maior desejo será retornar para casa.

O livro é narrado em 3° pessoa, mas foi possível conhecer bastante os pensamentos do protagonista e se conectar com ele. Eu tive alguns problemas com a escrita da Emma; foi difícil entrar na história, pois eu achei que ela narrava os fatos de maneira muito superficial. Mas de maneira geral ela narra com bastante fluidez o que torna a leitura leve, mas como eu disse, acredito que ela poderia ter aprofundado mais certas coisas, como a descrição de cenários e o desenrolar de algumas cenas. Quando eu me acostumei com o estilo de narração dela, a leitura se tornou bastante prazerosa e eu pude aproveitar bastante a história, porque eu achei o enredo que ela criou incrível! A história é original, porém mesclado com alguns temas antigos que é sempre maravilhoso presenciar em um livro de fantasia.

Os personagens foram muito bem trabalhados. Eu consegui detestar o Lorcan, me encantar pela Beth, desenvolver compaixão pelo Dr. Cataplasma e ao mesmo tempo que eu torcia para o Jack, eu o achava extremamente mimado e inconsequente. Mas no decorrer do livro foi ficando mais fácil gostar do menino, especialmente com as descobertas que ele fazia e que me deixavam muito surpresa por terem sido desvendadas por um personagem tão jovem.

Sobre a edição do livro, ela está incrível! A capa é maravilhosa, com uma textura super gostosa que só é possível apreciar pessoalmente. Acredito que o que mais tenha me encantado nessa capa é o quanto ela é fiel a história, e em como as cores combinam entre si. A diagramação é muito boa, com bom espaçamento, folhas amareladas e com lindas ilustrações; também não encontrei muitos erros de revisão.

Eu indico esse livro para amantes de fantasia, em especial Steampunk. Quando forem ler tenham em mente que é um infanto-juvenil, porém não esperem achar uma história "boba". O livro trata diversas temáticas, como o Imperialismo Britânico e traz também algumas cenas bastante cruéis para serem enfrentadas por um garoto de dez anos. Mas no geral foi uma leitura que me agradou muito, especialmente o final.

“Jack não se assustava. Era interessante a conversa sobre fantasmas, espíritos e outros mundos. Ele gostava da ideia. Havia sempre a possibilidade de os outros mundos serem mais interessantes do que aquele.”


Livro cedido em parceria com a Companhia das Letras (Editora Seguinte).

0 comentários:

Postar um comentário