Resenha: Extraordinário (R.J. Palacio)

Livro: Extraordinário
Autor(a): R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 313
Ano: 2013
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


Antes de começar essa resenha gostaria de fazer um pedido: Todos que tiverem uma oportunidade, LEIAM esse livro! Essa história deve ser apreciada por todos e sem restrição de idade. O livro tem uma narrativa leve e fácil, tornando a leitura rápida e com momentos divertidos, mas isso não o impede de ter momentos reflexivos e que possivelmente lhes trarão lágrimas aos olhos. Foi um livro que me fez pensar em muitas coisas. 

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." – Sr. Browne. Pag. 55.

Auggie tem apenas 10 anos. Ele nasceu com uma síndrome genética que fez com que seu rosto fosse deformado, isso implicou muitas cirurgias para "melhorar" sua aparência, o que fez com que ele nunca tivesse tido oportunidade de estudar em uma escola. Até agora.

Prestes a entrar no 5° ano, Auggie tem medo do que possa encontrar na escola, ele passou por muitas situações desagradáveis ao longo de sua pequena vida, como crianças e adultos o evitando ou o olhando com pena. A única coisa que ele deseja é mostrar para as pessoas que ele é uma criança como qualquer outra. Mas infelizmente no início não é bem assim; as crianças tentam manter distância dele como se ele fosse contagioso. O menino então, pensa muitas vezes em desistir, mas a força e o amor da sua família e principalmente dos seus novos amigos, mantém ele firme.

Uma das coisas que gostei muito desse livro, é a sua estrutura. Ele é dividida em partes e cada uma é narrada por um personagem diferentes. Encontramos além de Auggie: Via, a irmã do protagonista, gostei muito dessa personagem, é muito bonito ver o amor que ela tem pelo irmão, a maneira como ela está está sempre o defendendo e o fato de ela não ficar exigindo atenções, pois sabe das prioridades dele. Também a Summer, o Jack, o Justin e Miranda, que são personagens secundários extremamente bem trabalhados e que são muitos importantes para o desenrolar da história.

"Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário." Pag. 11.

O livro tem uns momentos de reflexão muito importantes, como por exemplo, como as crianças podem ser cruéis uma com as outras e como a educação que as mesmas recebem dos pais tem influência em seu comportamento. Além de nos ensinar que o amor é capaz de tudo, e com verdadeiros amigos nós vamos longe!

Esse livro se tornou um dos meus favoritos , espero que se torne o de vocês tbm. Aproveitem essa leitura maravilhosa. 

"A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força... Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração." Pags. 305 e 306.







Comentários nessa postagem valem entradas para o 

0 comentários:

Postar um comentário