Resenha: As Crônicas de Nárnia

Livro: As Crônicas de Nárnia (Volume único)
Autor: C.S Lewis
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 752
Ano: 2009
Sinopse: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso éO leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.
Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.
Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinquenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinquenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.

As crônicas de Nárnia é um obra-prima criada por C.S. Lewis, que juntamente com Tolkien é considerado o "pai da fantasia". Acredito que muitas pessoas tenham visto os filmes de Nárnia e se encantado com eles, assim como eu. Minha vontade de ler esse livro só aumentava cada vez mais, até que durante uma promoção maravilhosa enfim consegui meu exemplar.

As Crônicas de Nárnia sem dúvida é um dos meus livros favoritos. A leitura me marcou muito devido à maneira como Lewis trata a magia. Como uma coisa natural, sabe? Ele criou um outro mundo de maneira tão perfeita, que é impossível não se apaixonar.

"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um Narniano, mesmo que Nárnia não exista."

Nesse post eu decidi não colocar as resenhas de cada livro (são 7 no total), mas vou falar do livro de maneira geral. Começando pelos personagens: Todos tem características fortes e marcantes, sendo Aslam, acredito, o mais especial para todos os leitores. A maneira como Lewis envolve a figura do leão era tão intensa que eu ficava arrepiada todas as vezes que Aslam aparecia. (Perdoe-me se eu fizer uma resenha muito "melosa", estou tentando me controlar, juro!) Os irmãos Pevensie também tem uma força muito grande na história. Mas não são apenas esses os personagens principais, tem muito mais, pois algumas crônicas trazem protagonistas diferentes.

"Nárnia, Nárnia, desperte! Ame!
Pense! Fale! Que as árvores caminhem!
Que os animais falem! Que as águas sejam divinas! "

Muitas pessoas desistem de ler esse livro, pois acharem a linguagem difícil. Sim, é um pouco, mas porque esse livro foi escrito a mais de 60 anos. E muitos acham a primeira crônica, O sobrinho do mago, "chata". Ela é um pouco parada, mas é porque ela vai trazer a criação de Nárnia e etc. É uma das minha favoritas por falar nisso, pois sempre que eu via o filme "O leão, a feiticeira e o guarda-roupa", ficava curiosa sobre diversas coisas que não tinham resposta, e elas são muito bem explicadas nesse conto. 

Sobre o final, até hoje não tomei minhas conclusões sobre ele. Foi muito chocante, quem leu vai concordar comigo. Mas ao mesmo tempo foi lindo; eu só sei que não consegui parar de chorar. Meus sentimentos sobre ele eram e ainda são muito controversos. 

"Quando as coisas vão mal, parece que vão de mal a pior durante certo tempo; mas quando começam a ir bem, parecem cada vez melhores” 

Outra coisa que agradou muitos nesse volume são as ilustrações, antes de cada crônica nós encontramos uma de página inteira, e no início de cada capítulo temos uma ilustrações no alto da páginas. (Vou deixar umas fotos que eu tirei especialmente para vocês verem como é lindo! *-*)








Eu peço a vocês que deem uma chance a essa obra maravilhosa e atemporal. Vou deixar aqui embaixo as crônicas em ordem cronológica: 

- O sobrinho do mago; 
- O leão, a feiticeira e o guarda-roupa; 
- O cavalo e seu menino; 
- Príncipe Caspian; 
- A viagem do Peregrino da Alvorada; 
- A cadeira de prata; 
- A última batalha.






0 comentários:

Postar um comentário