Falando sobre séries: The Strain

Sinopse Oficial: Um boeing 777 chega no aeroporto JFK, em Nova York, e enquanto está a meio caminho de pousar, de repente para completamente. Todas as persianas são baixadas, e as luzes desligadas. Os canais de comunicação ficaram mudos, mas um alerta foi enviado ao Centro de Controle de Doenças (CDC). O Dr. Ephraim "Eph" Goodweather (Corey Stoll) recebe a chamada e embarca no avião. O que ele encontra faz seu sangue gelar.

A nova aposta dessa Summer Season do canal FX é a série The Strain. Adaptação literária da Trilogia da Escuridão escrita por Guillermo del Toro e Chuck Hogan.  A série tem uma mistura de drama, terror, suspense e ação, com uma trama completamente diferente voltada para o vampirismo, ou melhor, uma epidemia vampírica que promete dominar Nova York.

O episódio piloto, que dura mais de uma hora, é carregado de mistérios e muito suspense. No início do episódio podemos ver cenas de dentro de um avião ainda no ar, quando algo misterioso acontece. Dois assistentes de bordo escutam barulhos estranhos vindo do compartimento de bagagem, como um animal, sendo que não há nenhum registro de ter algo do tipo, até que algo força a porta do compartimento e a única coisa que conseguimos ver é um assustador vulto. É então que a história começa, quando um avião vindo de Berlim pousa no aeroporto de Nova York. Ele está completamente sem comunicação, sem movimento algum, todo apagado, e com apenas uma janela aberta. Autoridades são acionadas com medo de ser algum tipo de ataque terrorista, e o avião é considerado um “dead airplane” (avião morto).

A CDC (Centro de Controle de Doenças) é acionada, e o caso começa a ser investigado pelo agente do Centro de Controle de Doenças Ephraim Goodweather, e sua parceira bioquímica Nora. É constatado que todos os passageiros do avião estão mortos, e a causa é um grande mistério, os sinais apresentados nos corpos são de uma morte pacífica, indolor, mas completamente desconhecida e estranha, e que eles acreditam ser algum tipo de vírus. As cenas dentro da aeronave são cobertas de suspense, e nos deixam com a curiosidade mais aflorada ainda quando de repente aparecem quatro sobreviventes, que rapidamente são postos em quarentena, e que não se lembram de nada do que aconteceu.
























Durante o episódio somos apresentados a outros personagens que parecem completamente aleatórios ao fato principal, mas que logo começam a se encaixar na trama. Os que mais me deixaram curiosa foram o Abraham Setrakian, um idoso sobrevivente do holocausto judeu que agora mantém uma loja de penhores. Ele é, aparentemente, um tipo de caçador que sabe muito mais sobre o ocorrido com o avião e o que isso significa. Ele tenta alertar os agentes da CDC, que obviamente não o levam a sério, mesmo ele sabendo detalhes não divulgados sobre a investigação. Thomas Eichhorst, que de cara já percebemos que é um ser sobrenatural, e Eldritch Palmer, um homem que apesar de estar com sua saúde debilitada, aparenta ser alguém de poder. Eles fazem parte da Stoneheart, que pelo que percebi é uma empresa, mas que deixou a impressão de ser um tipo de organização secreta.

Um grande mistério ronda em volta de uma caixa que veio dentro do avião, mas que não estava registrada, a carga é algo que interessa a Thomas e Elderitch, e que tem ligação com as mortes do avião e o tal vulto que conseguimos ver no início do episódio, que logo descobrimos (ou conseguimos supor) ser um vampiro, mas que pelo pouco que nos é mostrado, possuiu características bem diferentes do que estamos acostumados a ver em outras séries atualmente. É algo mais voltado para o horror, e arrisco dizer que até um pouco bizarro (mas em um bom sentido, é claro), pela forma sangrenta e peculiar (que seria para um vampiro comum, daqueles com presas), que tal criatura fez a sua primeira vítima na série.

O tema vampírico na série vai ser abordado de uma forma completamente diferente de tudo o que já vi, tanto nas características físicas, quanto na forma de contágio. Aqui é tratado como um tipo de vírus que se alastra rapidamente, e os sobreviventes começam a apresentar sinais bem diferentes da comum transformação que estamos acostumados a ver em outras histórias. Não vou contar nenhum spoiler pra vocês, então não vou entrar em muitos detalhes, mas esperem muitas surpresas nos três primeiros episódios, e muitas perguntas. Porque aparentemente, teremos duas espécies de vampiros? Foi o que me veio na cabeça, pois as pessoas que foram consideradas mortas no avião também se tornarão algo. Sim! Imaginem minha surpresa ao ver todos os corpos se levantando dentro do necrotério! As características me lembram um pouco zumbis, sendo que esses possuem memória, e quase parecem pessoas normais (tirando a palidez, sintomas estranhos e com o decorrer do episódio, atitudes bizarras) e sozinhos voltam às suas famílias.
























Preciso confessar que o episódio piloto não me convenceu completamente, me deixou foi bastante curiosa sim, motivo esse que me levou até o terceiro episódio e que então me conquistou.  O piloto deixa muitas dúvidas a serem esclarecidas, e ao longo desses três episódios que assisti muita coisa nova já foi mostrada. Como será a verdadeira aparência desses vampiros, e quem e como é o tal vulto (porque foi mostrado bem pouco dele ainda, mas já dá pra perceber que é uma criatura realmente assustadora e que é considerado um mestre), como vai ser a transformação dos vampiros, o que realmente acontece, se serão diferentes espécies e como o vampirismo vai se proliferar, o envolvimento da Stoneheart e a razão de terem trago isso à NY, qual o passado do aparentemente caçador com tal criatura, e qual o papel do Eph e da Nora (agentes da CDC) nesse cenário sobrenatural; são questão que ficamos completamente curiosos e que na série ainda são um mistério, mas que aos poucos estão sendo revelados.

É realmente intrigante cada cena, o suspense é demais, e a série promete ser bem sangrenta! Não li os livros ainda, então não posso afirmar, mas os comentários que mais tenho visto entre os que já fizeram a leitura são os melhores e mais empolgantes que já vi referente a uma adaptação literária. Muitos elogios de que a série está sendo bastante fiel aos livros, pelo menos até os episódios exibidos, é o que tenho visto. A primeira temporada da série contará com 13 episódios, e ela ainda não possuiu nenhuma emissora brasileira para fazer a sua exibição. Ou seja, corram pros sites e façam o download ou assistam online!

Confira o trailer da 1° temporada:



Comentários nessa postagem valem entradas para o 

0 comentários:

Postar um comentário