Resenha: Uma Vez na Vida (Marianne Kavanagh)




Livro: Uma Vez na Vida
Todo mundo tem uma alma gêmea
Autor(a): Marianne Kavanagh
Editora: Única
Páginas: 288
Ano: 2014
Sinopse: Uma história de amor, encontros e.... desencontros! Conheça Tess. Obcecada por roupas vintage, ela está sempre enrolada no emprego que detesta e em dúvida sobre seu namorado bonitão Dominic, que conheceu na universidade. Morando em um adorável apartamento com sua melhor amiga, Kirsty, ela poderia se considerar uma pessoa de sorte. Mas se sua vida é tão perfeita, por que ela se desfaz em lágrimas toda vez que pensa no futuro? Conheça George. Um músico brilhante que divide seu tempo entre brigar com os companheiros de sua banda de jazz e se preocupar com o pai doente. Mas ele sabe que a vida não é só isso. Deve haver mais alguma coisa. Algo especial. Tess e George são duas partes de um todo, almas gêmeas. Para a sorte deles, seus amigos em comum sabem que eles são feitos um para o outro. O problema é que eles não se conhecem e, sempre que a oportunidade aparece, a vida chacoalha os dois para longe. E agora? Se todos têm uma alma gêmea, como o destino faz para uni-los? Acompanhe a história divertida e apaixonante de Tess e George durante uma década de encontros malsucedidos, frustrações românticas e uma dúzia de recomeços. Uma vez na vida é uma comédia romântica moderna e inteligente sobre amizade, destino e oportunidades perdidas e reconquistadas!


"A vida lhe pertence, não é de ninguém mais. Na maioria das vezes, a única coisa que nos impede somos nós mesmos."

Uma vez na vida é aquele livro gostoso de ler, com personagens fáceis de gostar e que você sente que poderiam ser reais, pois vivem problemas e inseguranças que qualquer um de nos vive em seu dia-a-dia. O livro aborda o assunto almas gêmeas, mas nesse romance, o assunto não é abordado de modo fantasioso, e sim nos conta uma história que poderia muito bem ser algo real, e nos faz questionar se talvez, por ai, cada um de nós também possuiu uma metade da laranja que só não conseguiu encontrar ainda por causa dos desencontros dessa vida. 

Na história, Tess é uma mulher obcecada por roupas vintage e que sonha em ter sua própria loja. Ela mora com sua melhor amiga Kirsty, namora um cara lindo chamado Dominic, e tem um emprego que futuramente ela sabe que será promovida a um cargo bem melhor. Aparentemente ela leva uma vida perfeita, mas a verdade é que ela detesta o emprego, tem dúvidas quanto ao seu namorado, que é um cara que vive completamente pela razão e que planeja suas vidas como se fosse um negócio, e ela não faz ideia do que será de seu futuro.

George é um músico que ama o que faz e que sonha em ganhar a vida com sua banda de Jazz, mas mesmo sendo talentoso, sua carreia tem custado a decolar. Sua vida se resume ao Jazz e a se preocupar com seu pai doente, mas ele sabe que ainda falta algo em sua vida, algo especial. Então quando a banda se desfaz e ele é obrigado a seguir carreia solo tocando aonde pode, ele acaba se deparando com algo que pode mudar sua vida completamente. 

Tess e George são almas gêmeas, só não se conheceram ainda! Eles moram na mesma cidade, estudaram na mesma universidade e possuem os mesmos amigos, que até fizeram de tudo pra esses dois se encontrarem, mas o destino sempre interferia nos planos e o encontro nunca conseguia acontecer. O resultado disso só podia ser um, ao longo dos anos, ambos acabaram em relacionamentos sem paixão, com empregos que não gostam, sempre sentindo a falto de algo, vivendo na zona de conforto, sempre fazendo as escolhas mais “sensatas” e abandonaram os seus sonhos. 


Mas a vida tem dessas coisas, quando menos se espera ela te dá um susto! E depois de anos de desencontros, frustrações românticas e oportunidades perdidas, quando ambos já possuem uma vida formada com outras pessoas, eles finalmente se conhecem! E é naquele momento que eles sentem que já deveriam ter se conhecido há anos, que na verdade sentem que no fundo já até se conhecem de tanto que se completam. Mas será tarde demais pra viver esse amor? Deixar toda uma vida construída pra trás não é fácil, e às vezes a coisa certa nem sempre vem no momento certo. Mas nada que o destino não possa dar um jeitinho!

"Porque ela o conhecia. Conhecia-o bem demais. Ele era tão familiar, tão querido, tão obviamente alguém  que ela deveria ter conhecido há anos! Tess não entendeu nada, mas, ao mesmo tempo, aquilo fazia todo o sentido."

Foi uma delicia acompanhar essa comédia romântica! As cenas do livro se passavam na minha cabeça e eu visualizava como em um filme. Muito divertido e cativante, o livro aborda temas que nos fazem refletir em quantas vezes fazemos escolhas apenas “porque é seguro” e em como às vezes acabamos nos desfazendo de nossos sonhos apenas “porque a vida é assim mesmo”. A melhor parte do romance é que ele foi sendo desenvolvido de uma forma que você poderia trazer ele pra vida real, aonde a felicidade não vem de forma instantânea e que nem tudo acontece no momento em que queremos e sim quando é pra ser, mesmo que demore.

A história é narrada ao longo de uma década, com capítulos separados por anos e sendo narrada em terceira pessoa, aonde a vida de Tess e George vem sendo contada alternadamente. Me surpreendi bastante em gostar da forma como foi narrado em terceira pessoa, porque sempre prefiro em primeira, mas nesse livro funcionou tão bem, porque faz a gente ter uma visão completa de cada um e nos faz ter um envolvimento maior, tendo detalhes a mais da história. O livro é repleto daquelas quotes fofas (quase acabei com meus post-its), e a diagramação é perfeita, a única coisa da qual eu não gosto muito é dos diálogos serem destacados por aspas, então demorei um pouco a me acostumar, mas não atrapalhou nem um pouco a leitura! Recomendo bastante o livro e acho que quem ler também vai se apaixonar!

"Quando você tem a chance de ser feliz, talvez seja seu dever agarrá-la e segurá-la. Caso contrário, você não vive realmente; só contra o tempo."

0 comentários:

Postar um comentário