Resenha: O Inferno de Gabriel (Sylvain Reynard)


Livro: O Inferno De Gabriel
(Gabriel's Inferno - Livro 1)
Autor(a): Sylvain Reynard
Editora: Arqueiro
Páginas: 512
Ano: 2013
Adicione na sua biblioteca: Skoob - Orelha de Livro
Sinopse: A salvação de um homem. O despertar da sexualidade de uma mulher. 
Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites. 
O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados. 
Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer. 
Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir. 
Primeiro livro de uma trilogia, O inferno de Gabriel explora com brilhantismo a sensualidade de uma paixão proibida. É a história envolvente de dois amantes lutando para superar seus infernos pessoais e enfim viver a redenção que só o verdadeiro amor torna possível.

O Inferno de Gabriel estava na minha lista de leituras por um bom tempo e apesar de ver algumas opiniões negativas em relação ao livro, não desisti de lê-lo. E que bom que não desanimei, porque foi uma leitura que me envolveu completamente e me surpreendi de várias formas diferentes. Primeiro que, eu imaginei que fosse aquele mesmo clichê de alguns livros hot’s, onde os personagens simplesmente não conseguem manter as mãos longes um do outro depois que se conhecem e a história fica em torno disso até o fim do livro, e não foi! Eu comecei a leitura pensando que encontraria um livro erótico, mas na verdade encontrei um romance.

É claro que até o final do livro as coisas esquentaram entre o casal, mas foi tudo bem mais sensual do que sexual, o que foi um ponto muito positivo, tornou a leitura bem mais envolvente e conseguiu fazer com que cada cena fosse mais intensa do que nos livros eróticos onde o ato sexual tem mais destaque. Mas antes de chegar nessas partes mais intensas, nós conhecemos melhor a história do professor Gabriel Emerson e de sua aluna Julianne Mitchell (Julia). 

O professor Emerson é um renomado especialista em Dante Alighieri, um rigoroso professor de uma universidade de Toronto. Mas apesar de muito bonito, rico, enigmático e sensual, ele possuiu muitos segredos e um passado obscuro. Ele continua a se torturar pelos erros que cometeu no passado, e acredita que não existe redenção para os seus pecados. 

Julia Mitchell é uma garota muito doce e inocente, mas que também tem os seus traumas. Em sua adolescência ela se apaixonou por um homem que viu somente uma vez. Em um pomar abandonado, ele foi extremamente gentil e carinhoso com ela e apresentou a história de amor de Dante e Beatriz, deixando ela completamente encantada e despertando o seu interesse pela cultura italiana. Mas esse conto de fadas não durou por muito tempo, porque ao acordar no dia seguinte, ele não estava mais lá com ela. E mesmo tendo sido abandonada e se sentido humilhada, ela nunca foi capaz de esquecê-lo. 

Seis anos depois do fato ocorrido, Julia vai fazer mestrado na Universidade de Toronto e sabe que lá irá reencontrar alguém do seu passado, o doce jovem que ela se apaixonou. Mas é surpreendida ao encontrar alguém nada parecido com a pessoa que ela conheceu anos atrás. Em seu primeiro encontro, o homem que ela nunca esqueceu, era completamente outro. Sua aparência ainda era irresistível, mas ele se tornou arrogante e foi muito grosseiro com ela, e a pior parte: Aparentemente ele não faz ideia de quem ela é. 

Assim que Gabriel vê Julia ela lhe causa uma estranha sensação de familiaridade, mas ele não faz ideia do por que. O primeiro encontro dos dois não foi nada agradável, mas eles acabam sendo atraídos um pelo outro, e a conexão que criam acaba deixando ambos em uma situação delicada, ainda mais depois que Gabriel descobre que Julia é amiga de sua irmã, o que torna mais difícil manter apenas um relacionamento profissional de professor/aluna. 

Quanto mais eles se aproximam mais difícil fica de negar a atração entre eles e fica cada vez mais perto do passado de ambos virem à tona, fazendo com que eles tenham que enfrentas os seus demônios e pondo em risco a carreira não só de Gabriel, mas também a de Julia na universidade, que mantem uma regra rígida que proíbe o relacionamento entre alunos e professores.

O desejo, a atração entre eles é bem forte, assim como em qualquer outro livro de romance adulto, mas O Inferno de Gabriel com certeza tem o seu diferencial! Os diálogos são bem construídos, a relação entre os dois é bem profunda, e proibida, o que tornou tudo bem mais interessante. A expectativa pra ver o que vai acontecer entre eles é bem grande, e posso dizer que valeu a pena a espera. O livro explorou muito a sensualidade, o romance e o crescimento de duas pessoas tentando superar seus infernos pessoais pra poderem enfim viver um grande amor. 

Apesar de ter ficado totalmente apaixonada pelo livro, e de ter ficado louca pra ler a continuação, eu infelizmente não dei cinco estrelas para O Inferno de Gabriel por um motivo que me incomodou muito, que foi o fato do livro ter um exagero de informações. Não me entendam mal, eu gosto de detalhes, mas quando é em excesso acaba parecendo um pouco forçado, deixa a leitura um pouco arrastada. Algumas partes foram extensas demais, coisas que se fossem retiradas não fariam diferença nenhuma no desenvolvimento da história. Não sei se consegui me expressar corretamente a ponto de fazer vocês entenderem o que eu senti, mas é aquilo de que algumas partes tinham um exagero de informações pra explicar ou descrever alguma coisa que não precisava de tantas voltas pra ser dita. Mas fora isso, foi tudo completamente envolvente, ainda mais por sermos presenteados com ricos detalhes sobre a obra de Dante, A Divina Comédia, e o relacionamento dele com a sua amada Beatriz.