Resenha: Métrica (Slammed #1) - Colleen Hoover


Livro: Métrica
(Slammed #1)
Autor(a): Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Ano: 2013
Sinopse: "O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. " 


Layken é obrigada a se mudar do Texas, onde viveu a vida inteira, para uma cidade no Michigan chamada Ypsilanti, com sua mãe e seu irmão mais novo após a repentina morte de seu pai. Sua família está passando por um momento delicado e mesmo odiando a ideia de ter que sair do lugar que ela sempre chamou de lar, por fora ela se mantém corajosa quando na verdade está perdendo todas as esperanças.

Mas justamente quanto ela achava que odiaria tudo nessa nova cidade, o destino lhe preparou uma surpresa. Assim que chegam a sua nova casa, o irmão de Lake, Kel, faz amizade com o garotinho da casa em frente, Caulder. Eles se tornam grandes amigos e a partir dessa amizade, Lake conhece o irmão mais velho de Caulder, Will. Desde o primeiro aperto de mãos, eles percebem que existe uma conexão entre eles. A atração, a empatia, foi instantânea e logo Will convida Lake pra sair. 
“As pessoas vivem tomando decisões espontâneas com base no coração. Mas os relacionamentos têm a ver com muitas outras coisas, não só com amor.” – Pág. 39. 
O primeiro encontro foi diferente de todos, Will a apresenta ao seu amor pela poesia e a leva a uma competição de Slam. Que é o tipo de poesia aonde as pessoas vão até um palco se apresentar e contam nele seus sentimentos mais profundos. Após conhecer melhor o drama de Will, de ter perdido seus pais e ter que criar sozinho seu irmão mais novo, Lake vê nele alguém que a entende pelo tamanho da bagagem emocional que ele também carrega, e também que ela passa a admirar e que espera que possam continuar avançando em um relacionamento. Mas parece que o destino resolveu brincar com Lake, e após ter que voltar a realidade e frequentar a escola novamente, uma revelação faz com que esse relacionamento tenha que ser interrompido bruscamente. 
“Neste momento, não sou capaz de compreender como deve ser ter o coração partido de verdade. Se eu sentir uma dor apenas um por cento mais forte do que a que já sinto agora, abdico do amor. Não vale a pena.” – Pág. 76. 
Como se não fosse doloroso o suficiente ter que se manter distante dos sentimentos que a aproximam de Will, tendo que por como prioridade os motivos que os separam, Lake se vê envolvida em mais um drama familiar em que ela precisa se manter mais forte ainda quando tudo dentro dela está desabando. 
“Está vendo só? As pessoas não são capazes de chorar para sempre. No fim das contas, todo mundo pega no sono.” – Pág. 192. 
Apesar de a história ter grande foco no romance entre Lake e Will, também conhecemos diversos personagens que fizeram desse livro melhor ainda. Julia, a mãe de Lake, que carrega uma força sobrenatural de mãe que acaba virando uma fonte de inspiração. Kel e Caulder que apesar da idade, são crianças extremamente inteligentes e que acabaram se tornando tão fortes logo tão cedo, pelas circunstâncias que a vida acabou dando a eles. Eddie a melhor amiga de Lake, que tem um passado que nos ensina a respeitar a sorte que nos foi dada, e ter gratidão por ao menos termos recebido alguma. E uma amizade como a dela e a da Lake, é rara de se ver. Foi uma personagem que deu uma lição e tanto com toda a sua alegria e esperança. 

Foi difícil não se comover com as situações presentes no livro, eu terminei ele com as lágrimas escorrendo pelo meu rosto. E se o objetivo da autora ao inserir o Slam na história foi tocar o leitor, ela com certeza atingiu o seu objetivo. A cada poema presente você consegue enxergar a alma do personagem que está apresentando. Na capa do livro tem a frase: Poesia, amor e tragédia. Nada poderia definir melhor esse livro! 

A história entre os personagens principais parece meio clichê, ainda mais quando descobrimos que o relacionamento entre eles é proibido, mas isso automaticamente foi anulado quando continuamos a acompanhar o desenvolver da história. A mistura da poesia com o drama de cada personagem, com a tragédia, deu um ar totalmente interessante e que te prende a leitura, fazendo você se emocionar a cada página. 

Definitivamente, você termina essa leitura com novos aprendizados. Alguns deles são: Que sempre devemos encontrar equilíbrio entre a cabeça e o coração, que os limites existem para serem ampliados, que sempre devemos questionar tudo, pois se não questionarmos nunca vamos obter as respostas, e o principal: Que a coisa mais importante de todas é enfatizar a vida.

"Às vezes, a vida fica no meio do caminho.
Fica totalmente no meio do seu maldito caminho.
Mas ela não fica totalmente no meio do seu maldito
caminho por querer que você desista e deixe que assuma o
controle. A vida não fica totalmente no meio do seu
maldito caminho só porque quer que você deixe tudo nas
mãos dela e seja levado por ela.
A vida quer que você lute.
Que aprenda a fazer uma vida sua."
- Página 292.

0 comentários:

Postar um comentário