Assisti e Indico: Coraline e o Mundo Secreto

Mais um “Assisti e Indico”, e novamente vou falar de uma animação. A minha preferida, Coraline e o Mundo Secreto. Tanto o livro quanto o filme são ótimos. Vale a pena conferir!
 Coraline e o Mundo Secreto
 Lançamento: 13 de fevereiro de 2009
 Direção: Henry Selick
 Vozes: Dakota Fanning, Teri Hatcher, Jennifer Saunders, Dawn French, Keith David, John Hodgman, Robert Bailey Jr, Ian McShane.
• Gênero: Animação, Fantasia.
 Distribuidora: Universal Pictures
 Duração: 1h 40min
 Sinopse: "Entediada em sua nova casa, Caroline Jones um dia encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a uma outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo."

Resenha: Coraline Jones é uma menina muito curiosa que acaba de se mudar com sua família para uma enorme casa. Seus pais praticamente não lhe dão atenção, estão tão focados no trabalho que a menina se pega extremamente sozinha e entediada dentro daquela casa enorme. 

Então ela decide conhecer os seus vizinhos, que não são nada tradicionais e que nunca acertam o seu nome. (“É Coooooraline, não Caroline!”) Ainda entediada e na tentativa de se distrair, ela começa a contar quantas portas e janelas existem dentro da enorme casa, até que ela encontra uma bem pequenininha e fica extremamente curiosa pra descobrir o que existe do outro lado. Na tentativa de fazer com que a menina deixasse de atrapalhar o seu trabalho, a mãe de Coraline encontra entre as tantas chaves que existem na casa, uma diferente e que combinasse na fechadura da pequena porta. Pra frustração de Coraline, assim que a porta foi aberta, existiam apenas tijolos tampando a passagem. 

Por dias seguidos a menina sonha que a tal porta secreta a leva a outra dimensão, até que percebe que não é um sonho e passa a visitar constantemente esse outro mundo. Um mundo completamente igual ao seu, porém tudo aparenta ser melhor e ela começa a fazer descobertas ousadas. Seus “outros pais” (que agora possuem olhos de botão), são extremamente divertidos, fazem diferentes tipos de gostosuras pra ela comer, seus vizinhos não erram o seu nome e tudo é mágico, até o gato fala! 

Mas Coraline começa a estranhar, a suspeitar que existe algo de errado quando a outra mãe pede para que ela fique lá para sempre, e que para isso ela apenas teria que deixar ela costurar botões no lugar de seus olhos, e ela poderia finalmente ter tudo o que sempre quis naquele mundo perfeito. É então que a menina descobre os verdadeiros planos da outra mãe, ela aprisiona crianças infelizes nesse mundo, os tira de suas famílias e comem suas vidas. 

Desesperada, Coraline foge do mundo onde tudo parecia perfeito, mas é pega de surpresa quando vê que a outra mãe aprisionou os seus verdadeiros pais, e somente ela será capaz de libertá-los. Agora a menina terá que contar com sua bravura e esperteza para salvar a sua vida, a de sua verdadeira família, libertar a alma das crianças aprisionadas e derrotar a Bela Dama (a outra mãe). 

O filme é totalmente mágico, permite refletirmos sobre nós mesmos e nossos desejos. Passa uma mensagem simples, verdadeira e até inocente, sendo ao mesmo tempo sombrio. Traz mensagens de bravura e uma lição muito importe: “Cuidado com o que se deseja, pois pode se tornar realidade”.


Curiosidades sobre Coraline e o Mundo Secreto:
                       (Fonte da pesquisa: adorocinema.com)

Pioneiro
É a 1ª animação em stop-motion a ser feita originalmente para o formato 3D. Coraline também é, até seu lançamento, o mais longo filme de animação em stop-motion já feito.

Referências
O dinheiro dado para pagar os funcionários da Ranft Bros. traz estampado na nota o rosto do diretor Henry Selick, enquanto os chinelos de macaco que o Outro Pai usa são uma referência a Monkeybone - No Limite da Imaginação (2001), também dirigido por Henry Selick. 

A gema de ovo que a Outra Mãe despeja em uma vasilha forma a imagem do personagem principal de O Estranho Mundo de Jack (1993), também dirigido por Henry Selick, e os discos no escritório do Outro Pai são da banda do filho de Henry Selick, Harry, chamada The Rockets, e também de sua própria banda, The Sharks. Por fim, a loja de departamento Linden recebeu este nome em homenagem ao produtor Harry Linden.

Homenagem
A empresa de mudanças Ranft Bros. recebeu este nome como homenagem a dois irmãos na vida real, o artistas de animação Jerome e Joe Ranft.

Sandman
Baseado no livro ilustrado de mesmo nome, escrito por Neil Gaiman, mesmo autor do cultuado "Sandman".

















Gostaram da dica? Conte nos comentários!