Resenha: Não sou este tipo de garota - Siobhan Vivian


Livro: Não sou este tipo de garota
"A linha entre o certo e o errado foi distorcida..."
Autora: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito Jovem
Páginas: 248 páginas
Ano: 2011
Sinopse: Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.

“Não sou este tipo de garota” se mostrou um livro totalmente diferente do que eu imaginava que fosse ser. 
Diferente do que parece, é um livro indicado não somente para meninas, pois ele trata de assuntos que nos fazem refletir sobre aqueles pré conceitos definidos sobre garotas e garotos e envolve todo um tema entre feminismo e machismo.

O livro é narrado por Natalie Sterling, uma menina extremamente preocupada com o seu desenvolvimento escolar, focada, que sabe o que quer para o seu futuro e que sempre procurou fazer tudo da maneira mais correta possível.  Uma de suas metas é se tornar a Presidente do Conselho Estudantil e ficar na história da Academia Ross.

Natalie sempre foi uma boa amiga, leal, companheira ... e esse é um dos motivos pelos quais ela e Autumn nunca se desgrudam. Autumn, a melhor amiga de Natalie, teve problemas com seu ex namorado, foi difamada por ele para toda a escola e virou motivo de chacota para todos, inclusive entre os meninos, e por esse motivo todas as suas amigas se afastaram dela, e Natalie foi a única que acolheu a  garota e acabou ficando um pouco revoltada em relação aos garotos por causa dessas atitudes infantis. 

No primeiro dia de aula, Natalie vê a nova aluna Spencer, com uma saia tão curta que sua calcinha fica aparecendo fazendo com que todos os meninos ficassem olhando e comentando. Ela se sentiu na obrigação de avisar a garota e logo percebeu que a nova aluna nada mais era que uma garota da qual ela foi babá a alguns anos atrás.

A chegada de Spencer trouxe muitas mudanças na vida de Natalie, pois ela se sentiu na obrigação de "cuidar" da garota, da sua reputação,  e isso trouxe muitas complicações para ela, porque Spencer não tinha um comportamento nada parecido com o de Natalie. Ela sempre tentava ajudar Spencer, mas parecia que a garota não ouvia os conselhos dela em relação ao seu comportamento totalmente sexy e ao que as pessoas poderiam pensar sobre ela.

É então que o livro começa a levantar questões como: "Por que é errado mulheres explorarem sua sexualidade? Por que ser sexy é errado?", Spencer prega que manter sua sexualidade aflorada não faz dela um objeto, e sim no comando dos garotos. Natalie não concorda com essas coisas e acaba criando um muro entre ela e seus companheiros da escola que acabaram concordando com o pensamento de Spencer, é quando as pessoas começam a se afastar e Natalie acaba perdendo até a sua melhor amiga.

O irônico de tudo, é que Natalie acaba se envolvendo as escondidas com um garoto de sua escola que ninguém imaginaria que ela se envolveria um dia, Connor Hughes. Eles começam a se encontrar as escondidas todas as noites, e mesmo não fazendo "nada de errado", apenas só ficando com o garoto, ela quer manter em segredo para não passar a imagem "daquele tipo de garota". Afinal, esse não é o tipo de comportamento que Natalie Sterling teria. E essa é uma de suas maiores preocupações, porque se as pessoas na escola descobrissem que ela está se relacionando com um garoto gato, jogador de futebol e popular, ela não saberia lidar com todos julgando ela de uma forma errada, que é tudo o que ela mais temeu. Ela é daquelas que gosta de ter sempre o controle das coisas e quando não consegue, não sabe como agir. Então imagina a situação se todos os seus colegas descobrissem?

Mas nem tudo prossegue a mil maravilhas, porque essa pequena, e primeira "loucura", que ela faz, acaba prejudicando o desenvolvimento dela na escola e ela é pega de surpresa quando os encontros casuais dela com Connor, começam a virar algo a mais. É então que ela começa a entrar em conflito com o que ela quer, e o que ela sempre classificou como errado. 

O grande problema de Natalie ser como é, é que ela não percebe que está perdendo o garoto que realmente se apaixonou por ela. Por medo de ter a imagem errada, ela acaba perdendo o controle da situação em que se meteu. É um pouco daquele preconceito de achar que, um garoto popular jamais se apaixonaria de verdade por uma garota como ela: certinha e estudiosa.  Que a intenção dele seria só se divertir por um tempo e nada mais. E é esse um dos grandes problemas de Natalie, ela sempre acaba julgando as pessoas.

Umas das melhores coisas no livro foi ver as mudanças da personagem principal, ver como ela conseguiu se virar em todas as situações complicadas que teve de passar, e que foram muitas! Afinal, depois da entrada de Spencer e Connor na vida de Natalie, nada mais foi o mesmo.

Confesso que o começo do livro é um pouco parado, a história demora um pouco pra engrenar, mas quando começa a se desenvolver é ótimo, eu não consegui parar a leitura quando vi o rumo que a história estava tomando. Durante a leitura dá pra você ter uma noção do que pode acontecer no final do livro, afinal não existe nenhum grande mistério nele, mas a autora reservou algumas surpresas bem legais pro final da história de Natalie, e foi ótimo!

Quote: "Tinha percebido isso agora e ia continuar percebendo pelos anos que vinham: não importa se eu for a garota que faz sexo, a garota que tem o retrato na parede da biblioteca, a garota que entra na melhor faculdade, a garota que conta tudo para os pais ou a garota adorada pelos professores. Só preciso ficar bem com todas as garotas que são como eu."